quarta-feira, 20 de agosto de 2008

O Pão mais fácil do mundo

Ingredientes

3 medidas de farinha (430g)
1 e 1/2 medidas de água (360ml)
1/4 colher chá de fermento biológico (1g)
1 e 1/4 colher chá de sal (8g)
azeite
farinha extra (para polvilhar)

Misture todos os ingredientes secos num recipiente médio. Junte a água e incorpore à mão ou com uma colher de pau ou espátula, durante 30 segundos a 1 minuto. Cubra o recipiente com película aderente e deixe repousar 12 a 18 horas à temperatura ambiente (o meu descansou 18 horas).
Retire a massa do recipiente e dobre-a como um envelope. Deixe repousar 15 minutos. Molde uma bola. Polvilhe generosamente um pano de algodão com farinha e coloque a bola de massa, com as dobras para baixo, sobre o pano. Polvilhe mais farinha, cubra com o resto do pano e deixe repousar 1 a 2 horas à temperatura ambiente (até a massa ter mais que dobrado de volume).
Pré-aqueça o forno a 250ºC. Coloque uma panela de barro ou de ferro no forno, de forma a pré-aquecer. Quando a massa tiver mais que dobrado de volume, retire a panela do forno e coloque a massa dentro dela, com o lado das dobras para cima. Cubra com a tampa e asse durante 30 minutos. Retire então a tampa e cozinhe mais 15 a 30 minutos descoberto, até que o pão esteja dourado.
Cá em casa há uma eterna disputa: o Zé gosta do pão mais tostado, eu gosto dele mais branquinho. Tentei encontrar um ponto intermédio que fizesse ambos felizes e assei descoberto apenas durante 15 minutos.



Nenhum comentário: