sábado, 23 de agosto de 2008

Sagu de vinho com creme

xícara de 200ml
1 xícara de sagu (usei um pacote de 120g)
1 xícara de açúcar
1/2 litro e água
1/2 litro de vinho tinto ( usei só 300ml, era o que tinha em casa! ;-p)
5 cravos da Índia
1 canela em pau

Creme:

6 gemas
1 xícara de açúcar
2 colheres (sopa) rasas de amido de milho
700ml de leite integral
1 fava de baunilha ou gotas de essência de baunilha

Lave o sagu algumas vezes e deixe de molho de um dia para outro em bastante água.
No dia seguinte, escorra e reserve. Leve uma panela grande com bastante água para ferver. Quando abrir fervura, despeje o sagu e deixe cozinhando por 20 a 25 minutos ou até que fiquem transparentes (sobra um miolinho branco em alguns).
Enquanto isso, coloque outra panelinha com meio litro de água, o açúcar, os cravos e canela. Leve ao fogo e deixe ferver. Junte o vinho e deixe cozinhando em fogo baixo por uns 10 minutos para evaporar bem todo álcool do vinho.
Nisto, o sagu estará cozido. Escorra e lave em bastante água corrente. Deixe escorrendo. Incorpore o sagu ao vinho e deixe que volte a ferver. Deixe cozinhando por alguns minutos e tire do fogo. Deixe esfriar e leve à geladeira.

Para o creme, corte a fava de baunilha ao meio e raspe as sementes com a ponta de uma faquinha. Coloque tudo numa panelinha junto com o leite e leve ao fogo até o ponto um pouco antes de abrir fervura.
Enquanto isto, bata as gemas com o açúcar até clarear. Se usar a essência de baunilha, adicione algumas gotas neste momento ao creme. Junte o amido de milho e misture bem. Despeje o leite quente sobre esta gemada, misturando sem parar com um fouet ou os próprios batedores da batedeira, mas desligada. Coe a mistura de volta na panela e leve ao fogo novamente. Deixe cozinhando em fogo forte/médio até que engrosse. Cuidado para não empelotar. Espalhe o creme sobre uma assadeira e cubra com filme plástico bem rente ao creme. Esfrie rapidamente colocando, se puder no congelador ou geladeira. Eu costumo colocar essa assadeira numa outra maior contendo água bem gelada e por cima, espalho uns sachês de gel que ganho quando compro bolos nas confeitarias e deixo no congelador. Não sei o nome certo destes sachês, mas caso não tenha, use gelo mesmo mas procure vedar bem o creme com mais uma camada de filme plástico. Esse choque térmico é necessário para que o creme não se contamine.
O creme esfriando, passe numa outra vasilha e mantenha na geladeira até a hora de servir.

Fonte:http://pecadodagula.blogspot.com/

Nenhum comentário: