sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Bolo de Frutas

Este bolo de consistência firme e coloração escura, tem massa úmida e macia com sabor apurado de frutas e especiarias. Para os pernambucanos este bolo é obrigatório nas festas de casamento, aniversário e grandes ocasiões, onde é servido confeitado com glacê de açúcar branco.
1 xícara de passas pretas sem caroço
2 xícaras de frutas cristalizadas
2 xícaras de ameixa seca
1 xícara de manteiga ou margarina
1 xícara de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de vinho branco doce
4 ovos
1 colher de chá de bicarbonato
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 colher de chá de canela em pó

Bata a ameixa com o vinho até formar uma pasta. Reserve. Bata a margarina com o açúcar e as gemas até formar um creme fofo. Misture as frutas cristalizadas e as passas com 1/2 xícara de farinha de trigo.
Misture o creme de manteiga com o creme de ameixas, acrescente as frutas cristalizadas. Reserve
Dissolva o bicarbonato em 2 colheres de água quente. Reserve.
Misture a farinha restante com a canela e o fermento. Reserve.
Bata as claras em neve.


Misture o bicarbonato com o creme de frutas. Vá acrescentando alternadamente a este creme, em pequenas porções, a mistura de farinha e as claras em neve, misturando cuidadosamente com uma colher de pau a cada adição. Coloque a massa em uma forma alta (redonda ou de bolo inglês, de modo que o bolo fique com mais ou menos 8 centímetros de altura) bem untada com manteiga e leve ao forno médio por aproximadamente 2 horas (a massa é pesada e leva bastante tempo para assar). Deixe esfriar completamente, desenforme e embrulhe em papel alumínio e 2 camadas de filme plástico. Deixe descansar por 15 dias em temperatura ambiente para apurar o sabor.
Sirva em fatias acompanhado de vinho branco ou suco de frutas.

Nenhum comentário: