Pular para o conteúdo principal

Camarão a Baiana

3 kl de camarão fresco
Lave varias vezes em água fria. Salpique com caldo de um limão e coloque numa peneira durante uma hora.
Remova e conserve as cascas. Deixe o camarão na geladeira ate' precisar usa-lo novamente. Coloque as cascas numa panela com:
3 xícaras de água
3 rodelas de limão

Cozinhe as cascas em água fervendo sem a tampa ate o liquido se reduzir a uma xícara. Remova o caldo do fogo e coe. Jogue fora as cascas e coloque o caldo na geladeira ate que seja preciso usa-lo.

Misture o seguinte numa panela grande:
2 tomates médios picados
1 cebola pequena picada
1 dente de alho socado
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de óleo
2 colheres de chá de coentro
Sal a gosto
1 colher de sopa de extrato de tomate

Ferva estes ingredientes ate' formar uma pasta grossa.
Misture o caldo do camarão e ferva mais cinco minutos. Junte o camarão e esquente bem (mais uns 5 minutos).

Misture:
1 1/2 xícaras de leite de c^oco grosso

Continue a esquentar o molho mas sem deixar ferver.Sirva com arroz branco e farofa de manteiga.

DICAS:

Para quem não quer tirar o leite do coco fresco, substitua por uma lata ou uma garrafinha de leite de coco.
Para quem vai fazer o leite de coco grosso. Um coco médio, tira a casca grossa, descasca, corta em fatias finas, bate no liquidificador com 1 xícara de água. O leite extraído do bagaço é o leite grosso (mais ou menos 1 1/2 xícara).
Quando fiz este camarão, bati no liquidificador os temperos, depois de cozidos, assim o camarão fica mais bonito e o tempero mais concentrado.
Acrescentei também pó de camarão seco, pimentas picantes e um pimentão no tempero.
Use camarões médios, já descascados e limpos. Como não tinha as cascas do camarão para ativar o gosto do tempero, use o camarão seco como substituto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo de Ameixa com Nozes

INGREDIENTES 200g de manteiga 2 xícaras (de chá) de açúcar 4 gemas 4 xícaras (de chá) de farinha de trigo 200g de nozes trituradas 1 colher (de sopa) de fermento em pó 150g de ameixas picadas 1 lata de caracu 4 claras ½ xícara (de chá) de açúcar 1 pitada de sal MODO DE PREPARO Coloque as ameixas de molho na caracu e reserve. Bata as claras em neve e acrescente ½ xícara de açúcar e reserve. Em outro recipiente bata a manteiga com o açúcar, as gemas, o sal, misture a farinha de trigo, as ameixas, as nozes, as claras, o fermento e a caracu. Unte uma forma grande de furo central, coloque a mistura e leve para assar por mais ou menos 30 minutos. Desenforme e decore com açúcar, ameixas e nozes.

Bolo de Cenoura da Dona Ofélia Balestrin (receita cedida pela Miriam Coelho)

No liquidificador: 2 cenouras raladas 2 xícaras de açúcar 4 ovos – claras batidas separadamente 1 xícara de óleo de milho Bate-se Passar para uma vasilha grande e acrescentar: 2 xícaras de farinha de trigo 1 colher de sopa de fermento em pó Mexer bem e levar ao forno em forma de furo central. Tempo: + ou – 35 minutos.

Panaché de palmito e legumes

Ingredientes: 100 g de ervilhas tortas sem fios, em pedaços 100 g de alho-por em rodelas 100 g de cenoura em rodelas finas 200 g de palmito em rodelas 1 colher (sopa) de gengibre em fatias finas 1 colher (chá) de açúcar 1 colher (sobremesa) de vinagre de maçã 1 colher (sopa) de azeite de oliva 1 colher (sopa) de molho shoyu 1 colher (chá) de alho em pedaços 2 pitadas de sal Preparo: cozinhe a gengibre com a vinagre, a ac;;ticar e urn pouco de água par volta de cinco minutos. Escorra bem. Cozinhe as cenouras, as ervilhas e as rodelas de alho-por6 no vapor por aproximadamente dez minutos. Refogue rapidamente a alho em pedaços no azeite de oliva . Junte os demais ingredientes, incluindo as legumes, a palmito e a gengibre. Esta e uma sugestao para servir como acompanhamento de peixes au grelhados.