sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Geléia de Pimenta

A geléia de pimenta tem uma vocação mais ampla e não fica restrita ao lanche da tarde, podendo chegar às refeições principais.
INGREDIENTES:
- Um litro de suco de maçã cozida
- Meio quilo de açúcar
- Duas pimentas.

MODO DE PREPARO:

O suco
Pique as maçãs. Coloque a mesma proporção de água: para um quilo de maçã, coloque um litro de água. Deixe cozinhar por mais de hora até o ponto em que daria para se fazer um purê.
Faça um teste para se certificar do ponto: pegue uma colher do fervido, espere esfriar e ponha em cima uma colher de álcool 92%. Se virar gelatina, está no ponto e o cozido de maçã já pode coado, em coador de pano mesmo.

A geléia
Separe um copo do litro de suco e ponha no liquidificador para bater as pimentas. A pimenta batida, mais o suco e o açúcar vão ao fogo por cerca de 40 minutos. Sempre mexendo a mistura. A temperatura certa fica entre 100 ºC e 101ºC. Atenção para o toque final: a geléia requer ainda uma substância ácida, que pode ser vinagre ou limão (80ml). Mexa uma última vez.
Quando levantar fervura de novo, é preciso checar o ponto, fazendo o teste do pratinho, que primeiro foi ao freezer. Então, na superfície gelada do prato, derrama-se um pouco da geléia. Coloque um pouco do doce, se ele enrugar está no ponto.
Guarde em frascos esterilizados e com a tampa nova.

Nenhum comentário: