Pular para o conteúdo principal

Cozido


Reúna sua família e experimente-o no próximo domingo.
600g de ossobuco com a carne (escolha pedaços em que o osso tenha bastante tutano)
500g de coxão duro cortado em cubos grandes
500g de carne de charque escaldada cortada em cubos
1 paio cortado em rodelas grossas
2 lingüiças defumadas cortadas em pedaços grandes
100g de bacon defumado cortado em cubinhos
2 cenouras grandes cortadas em quatro
3 batatas médias cortadas ao meio
1 chuchu grande cortado em oito
1/2 repolho cortado em dois com o centro para que as folhas não se destaquem
2 batatas doce grandes cortadas em quatro
20 vagens inteiras
8 maxixes inteiros
12 quiabos inteiros
500g de jerimum (abóbora) cortado em cubos grandes
5 cebolas pequenas inteiras
12 folhas de couve amarradas
2 bananas compridas cortadas em três, com as cascas
2 tomates, 1 cebola, 3 dentes de alho, 1/2 pimentão, coentro, sal e pimenta batidos no liquidificador
2 colheres de sopa de óleo
Azeite de oliva

Em um caldeirão grande, frite ligeiramente as carnes e o bacon no óleo. Retire as carnes, junte os temperos batidos e refogue até começarem a dourar. Junte aproximadamente 4 litros de água, as carnes, o charque, o paio e a lingüiça e deixe ferver até que as carnes estejam cozidas mas bem firmes. Junte então todos os legumes e deixe ferver até que estejam cozidos mas ainda firmes.
Com ajuda de uma espumadeira, retire as carnes e os legumes do caldo e arrume-os separados em duas travessas. Reserve em local aquecido. Faça um pirão com o caldo que ficou na panela juntando farinha de mandioca aos poucos, sem parar de mexer até engrossar. Vá juntando farinha até obter consistência de um mingau grosso. Regue o pirão com azeite e sirva imediatamente acompanhado de arroz branco.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo de Cenoura da Dona Ofélia Balestrin (receita cedida pela Miriam Coelho)

No liquidificador: 2 cenouras raladas 2 xícaras de açúcar 4 ovos – claras batidas separadamente 1 xícara de óleo de milho Bate-se Passar para uma vasilha grande e acrescentar: 2 xícaras de farinha de trigo 1 colher de sopa de fermento em pó Mexer bem e levar ao forno em forma de furo central. Tempo: + ou – 35 minutos.

Batata gratinada com queijos

Ingredientes: 500g de batatas cozidas, descascadas e fatiadas ou em gomos Sal a gosto Molho branco quanto baste 100g de queijo prato 100g de queijo provolone 100g de queijo frescal 100g de mozarela 2 dentes de alho picados Orégano a gosto Preparo: - Distribua as batatas em um refratário; tempere-as com sal e cubras-as com os queijos, o molho branco, o alho e o orégano; leve ao forno quente e deixe gratinar.

Rocambole de Massa de pastel (receita de Monica Lacerda enviada por Miriam Coelho)

Sabe aquela massa de pastel de rolo que vende em qualquer supermercado rebinha? Tá, você vai precisar de um rolo desses e mais o que você resolver usar de recheio. Aqui eu usei: peito de peru defumado, cream cheese light (para "untar" a massa), mussarela, salsinha e orégano frescos numa misturinha de cebola picadinha e tomate sem sementes em cubinhos e mais um pouco de cream cheese lá no meio do recheio, como uma "surpresinha" manja? Abra metade da massa de pastel, corte, pincele a superfície com o cream cheese (pode ser também maionese ou, sei lá, requeijão cremoso), cubra com o recheio que você escolheu e vá enrolando a massa e soltando o plástico. Faça isso com a outra metade da massa também (pode até mudar o recheio, han?). Terminando de enrolar, pincele com uma gema de ovo batida ou catchup mesmo, unte uma assadeira com margarina, coloque o rocambole lá, cubra com papel aluminio e leve ao forno pré-aquecido por 15 minutos. Depois é só tirar o alumínio e deixar...